Sobre Foz do Iguaçu

1065

Foz do Iguaçu é a 7ª maior cidade no estado do Paraná, ao sul do Brasil, com 255,900 mil habitantes. A cidade está localizada há aproximadamente 650 km a oeste de Curitiba, capital do estado do Paraná. Os habitantes da cidade são conhecidos como “iguacuenses”.

Em 1542, o explorador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca  encontrou as cataratas enquanto descia o rio. Muito impressonado, ele as chamou de “Quedas de Santa Maria“. Contudo, posteriormente o nome foi mudado para “Quedas del Iguazu”; este nome é nativo proveniente dos índios Guarani que moraram no local.

Clique na imagem para mais detalhes

Até 1860 o território era paraguaio, porém dada sua derrota na “Guerra da Tríplice Aliança” e às grandes perdas de território as cataratas passaram para o controle brasileiro, ao norte, e da Argentina ao sul.

Em 1910 a colônia passou à condição de "Vila Iguassu” e em 1918 o município passou a denominar-se "Foz do Iguaçu".

Em  1916, Alberto Santos Dumont visitou a região e impressionado com as belezas que encontrou, sugeriu mais atenção do governo para aquele local, pedindo a apropriação da área onde atualmente se encontra o Parque Nacional do Iguaçu”.

A cidade vivenciou um enorme “boom” na economia da década de 60 a 80, primeiro com a construção da Ponte da Amizade concluida em 1965, e da Hidrelétrica de Itaipu finalizada no início da década de 80.

Em 2004 a economia da cidade começou a crescer após um longo período de recessão.

Fonte: Iguassu Convention & Visitors Bureau

Login do usuário